ABIMED lança campanha para acelerar a inovação na área de produtos para a saúde  

Health-IT

, Sem categoria

A ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares) lança, no próximo dia 30 de outubro, quinta-feira, a campanha Acelerando a Inovação no Brasil”, um conjunto de iniciativas para estimular o debate sobre inovação no país, ampliar o acesso da população a novas tecnologias médicas e colaborar com a construção de um Brasil mais competitivo em produtos para a saúde.

A campanha consolida uma mudança de foco nas prioridades do setor de produtos para a saúde – um conglomerado de cerca de 13 mil empresas, 20 mil produtos, 130 mil empregos, que fatura em média R$ 20 bilhões ao ano.

Depois de passar os últimos anos voltada para a redução do prazo de registro e comercialização de produtos médicos no país – uma questão que, embora ainda figure entre as principais preocupações do setor, está em vias de ser solucionada – a indústria quer agora reduzir os gargalos à inovação.

“O ciclo de inovação de produtos para saúde é muito rápido, ao redor de dois anos. Se o Brasil não acompanhar os avanços, poderá ficar defasado tecnologicamente e perder oportunidades de participar da cadeia global de desenvolvimento de produtos para a saúde, com prejuizos para pacientes e para o país”, destaca Carlos Goulart, presidente-executivo da ABIMED.

No evento serão detalhadas as ações da campanha, os principais obstáculos à inovação e o “status quo” do estudo Desafios para Aceleração da Inovação no Setor de Produtos para a Saúde no Brasil”, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral em parceria com a ABIMED. Por meio de entrevistas com CEOs do setor, a pesquisa – que será concluida em dezembro –  pretende mapear o mercado, os gargalos à inovação e oferecer sugestões para reduzi-los.

“O Brasil está entre as nações com maior potencial de crescimento em inovação, mas o seu ‘capital’ inovador – instituições de peso, recursos humanos, pesquisa, sofisticação do mercado e dos negocios – não são transformados em conhecimento e tecnologia e não chegam aos pacientes e ao mercado como poderiam”, afirma Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração de ABIMED.

Além de reforçar o posicionamento da ABIMED, a campanha Acelerando a Inovação no Brasil” vem acompanhada de mudanças que traduzem esse foco, como o novo logo – mais moderno e alinhado com esse conceito; a nova assinatura, que carrega o nome da campanha; a simplificação do nome da entidade – que passa a se chamar Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde; e a inauguração de  uma nova sede.