APL da Saúde promove encontro de negócios

Health-IT

, Sem categoria

O grande potencial das empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local da Saúde (APL) deu origem a um encontro de negócios que será realizado dia 11 (quarta-feira), no Centro de Convenções Ribeirão Preto. O evento será realizado pela Associação do APL, com apoio da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde) e SEBRAE, com objetivo de promover o networking entre as empresas para que apresentem seus produtos e identifiquem possíveis parceiros comerciais.

O gerente de Desenvolvimento da Fipase, Dalton Marques, explica que as parcerias comerciais entre as empresas do APL podem gerar benefícios econômicos e operacionais. “As empresas poderão prestar serviços complementares entre si e também se tornarem parceiras para, por exemplo, realizar compras conjuntas de matérias-primas, serviços e logística”, esclarece.

Outras possibilidades são a subcontratação e terceirização de produção, parcerias comerciais envolvendo equipes de vendas e redes de revendas e assistência técnica. Além disso, o evento promove a possibilidade de identificação de novos parceiros em PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), crédito e serviços tecnológicos.

O encontro terá a duração de cinco horas, com realização de palestras sobre política de apoio do governo do Estado para APLs e Parques Tecnológicos; oportunidade de substituição de importações em produtos para a saúde; e benefícios e oportunidades para associados do APL. Em seguida, serão realizados os encontros de negócios.

Público-alvo e investimento

O evento tem início às 8h e tem como público-alvo as empresas que atuam com equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos; fármacos e biotecnologia; saúde e nutrição animal; e, cosméticos e higiene pessoal. Também participam laboratórios da USP, fornecedores de serviços de PD&I, fornecedores de insumos e serviços (embalagens, componentes, matrizaria, etc.) e consultorias em qualidade, certificação de produtos e processos e registro de produtos.

APL da Saúde

A região de Ribeirão conta com aproximadamente 150 indústrias no segmento da saúde. O APL da Indústria da Saúde é uma associação empresarial que tem como objetivo aumentar a competitividade do setor. Com mais de 40 empresas associadas de Ribeirão Preto e região, o APL tem o apoio de órgãos do governo de São Paulo, da ABDI, SEBRAE e Fipase.

O APL está organizado em grupos setoriais e desenvolve atividades em áreas como: assuntos regulatórios; compras conjuntas e logística; gestão e qualificação de pessoas; e promoção comercial e eventos.

Fipase

A Fipase, criada em 2001, por meio de lei municipal, atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos. Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.