Armazenamento flash e a nova função do administrador de armazenamento

Guilherme

, Opinião

A tecnologia de armazenamento já foi o bode expiatório dos problemas de desempenho do datacenter e, muitas vezes, foi considerada o elemento conservador da Infraestrutura de TI; contudo, ela evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Embora o armazenamento em unidade de disco rígido (HDD) provavelmente continuará a ser um dos pilares do datacenter devido a seus custos relativamente baixos e à necessidade de oferecer suporte a aplicativos legados, o armazenamento flash virou o cenário do armazenamento de cabeça para baixo. E isso é apenas a ponta do iceberg: o armazenamento definido por software (SDS) e agora o Non-Volatile Memory Express (NVMe) também estão contribuindo com o ritmo das mudanças. Acompanha essas mudanças um novo conjunto de requisitos e responsabilidades para o administrador de armazenamento.

Mais em Flash, SDS e NVMe

Com muitas vezes o desempenho da tecnologia de HDD atual e menos tempo necessário para provisionar e otimizar sistemas, o armazenamento flash certamente tomou de assalto o datacenter. Ele também influenciou o cenário de aplicativos, removendo o congestionamento de desempenho e as latências associadas, o que aprimora a experiência de usuário geral em aplicativos modernos. Olhando para o futuro, a recente convergência da computação em nuvem e do armazenamento em flash levou a novas soluções de armazenamento de TI híbrida, capazes de criar um datacenter de última geração, altos desempenho e eficiência.

Kong Yang: Head Geek™ da SolarWinds

De forma semelhante, a interface do NVMe é projetada para explorar a baixa latência e o paralelismo interno de dispositivos de armazenamento baseados em flash, que reproduzem o paralelismo de CPUs e aplicativos modernos. Flash e NVMe são tecnologias complementares e podem ser consideradas a base dos serviços de infraestrutura modernos. Os verdadeiros vencedores na corrida para ajustar e aperfeiçoar o desempenho do armazenamento serão os desenvolvedores de aplicativos e os consumidores de aplicativos que utilizam muita memória.

Apesar da adoção rápida do armazenamento flash e da atenção cada vez maior dada ao NVMe, seria uma falha excluir o SDS da discussão, pois ele também está provocando uma mudança considerável no gerenciamento do datacenter. No entanto, em vez de acelerar e alimentar o objetivo final das tecnologias flash e NVMe, o SDS está concentrado no aprovisionamento automatizado relacionado a políticas e no gerenciamento de armazenamento de dados. Uma extensão dos constructos de virtualização, o SDS cria uma abstração dos recursos de armazenamento para formar pools de recursos entre implementações diferentes. Em última análise, o SDS possibilita que as organizações trabalhem com mais hardware já disponível; enquanto a implantação do SDS residir em hardware de armazenamento compatível, essencialmente não haverá diferença entre uma organização que aproveita matrizes de flash e uma organização que utiliza o NVMe.

Uma faca de dois gumes

É claro que esses avanços tecnológicos do armazenamento já demonstraram que são uma faca de dois gumes. A remoção da latência de armazenamento e dos congestionamentos introduziu problemas de capacidade: com matrizes de armazenamento agora com capacidade para uma carga de trabalho maior enquanto mantêm latências baixas em solicitações de E/S de aplicativos, mais aplicativos e dados são subsequentemente adicionados a essas matrizes. Tudo isso significa que o espaço de armazenamento se torna um problema mais cedo ou mais tarde.

Uma ferramenta de monitoramento de armazenamento abrangente que não só controla o uso histórico e as métricas de desempenho, mas também possibilita o planejamento de capacidade adequado e a alocação de recursos pode ajudar a aliviar esse problema. Ao mesmo tempo, um ambiente definido por software permite que os engenheiros provisionem recursos de armazenamento como parte de seu fluxo de trabalho de automação e orquestração. Embora ajude a garantir que os recursos de armazenamento sejam gerenciados de forma metódica, isso representa uma ameaça para o chamado intermediário tradicional, o administrador de armazenamento.

O SDS removerá a necessidade do administrador de armazenamento com conhecimento operacional específico sobre um fornecedor de armazenamento específico. Ao mesmo tempo, os aprimoramentos oferecidos pelas tecnologias flash e NVMe resultam em não haver mais necessidade de que os administradores de armazenamento calculem e distribuam manualmente as cargas de trabalho devido a preocupações com desempenho.

Existe uma escala e uma taxa de mudança imensa na infraestrutura de TI moderna de forma geral e, da mesma forma que com seus colegas baseados em silos  (administradores de rede, administradores de sistemas, administradores virtuais e administradores de banco de dados), os administradores de armazenamento devem ter cuidado para não se instalarem em nichos fora do datacenter.

Práticas recomendadas

Para continuar sendo bem-sucedido em um datacenter cada vez mais convergente e automatizado, os administradores de armazenamento devem começar a evoluir sua função e suas responsabilidades. Ao aproveitar as práticas recomendadas abaixo, os administradores de armazenamento podem estender seu conhecimento existente para se alinhar com qualquer modelo operacional de tecnologia, inclusive SDS, computação em nuvem, contêineres ou, até mesmo, avançando para o paradigma sem servidor.

 

  • Derrube os silos trabalhando no sentido da adoção de uma perspectiva mais generalista que possibilite uma melhor compreensão de como a pilha de infraestrutura funciona como um todo. Isso também inclui como ela responderá à introdução de nova tecnologia como SDs, contêineres ou mesmo a computação sem servidor. Habilidades de gerenciamento e monitoramento como as estruturas DART (descoberta, emissão de alertas, correção, solução de problemas) e SOAR (segurança, otimização, automação e criação de relatórios) atendem bem aos administradores de armazenamento na jornada para adotar uma base de dados de conhecimento mais ampla e obter uma compreensão básica das operações do datacenter.

 

  • Adote a mudança e procure oportunidades para aprender novas tecnologias como nuvem, contêineres e os princípios fundamentais das técnicas e processos de DevOps. Com o advento das tecnologias flash e NVMe, que aliviaram, em grande medida, as preocupações com latência e congestionamentos, os administradores de armazenamento não podem mais se dar ao luxo de se concentrarem exclusivamente em melhorias de desempenho. A expansão e o aprimoramento do conhecimento de novas tendências e tecnologias fornecerão uma compreensão maior de sua relevância para os negócios e permitirão que os administradores gerenciem melhor o ambiente do datacenter,

 

  • Monitore como uma disciplina (MaaD) para ter uma compreensão holística da pilha de aplicativos e de como ela mudará com a adoção da nova tecnologia. Os fornecedores geralmente fornecem suas próprias ferramentas de monitoramento e gerenciamento, mas, muitas vezes, elas aumentam as instâncias de silos do datacenter. Isso se deve, na maioria das vezes, ao fato de o datacenter da organização ser formado por soluções de armazenamento heterogêneas, e essa tendência continua à medida que o SDS possibilita o crescimento de um ambiente independente de fornecedor. Invista em ferramentas de monitoramento que ajudem a consolidar métricas, alertas e criação de relatórios de cada fornecedor distinto, possibilitando uma abordagem mais eficiente à solução de problemas e ao gerenciamento. Uma ferramenta abrangente também capacitará melhor os administradores de armazenamento para equilibrar com facilidade as cargas de trabalho existentes e planejar o futuro.

Conclusão

À medida que novos constructos como o datacenter definido por software, os contêineres, a computação sem servidor e a hiperconvergência crescem em reconhecimento e adoção, a tecnologia de armazenamento, como uma parte essencial da infraestrutura de TI, também sofrerá consideráveis mudanças.

Estamos na era do flash. Embora ele tenha certamente ajudado a preparar o terreno para o maior papel do armazenamento nas funções do datacenter moderno e atuado como um impulso para o interesse do setor em NVMe e SDS, ele apresentou seu próprio conjunto de preocupações, entre eles a questão de que fim levará o administrador de armazenamento tradicional. No final das contas, os administradores de armazenamento precisam adotar uma abordagem mais generalista ao gerenciamento e se tornar mais responsivos e flexíveis para acomodar o ritmo de mudança introduzido pela TI híbrida, pela infraestrutura com capacidade de composição e por novos aplicativos e cargas de trabalho. Com vistas ao futuro da tecnologia de armazenamento e aproveitando as práticas recomendadas para desenvolvimento de habilidades, os administradores de armazenamento podem estabelecer para si uma nova função no datacenter moderno.

Kong Yang é Head Geek™ da SolarWinds