“Bafômetro” pode identificar câncer e outras doenças

Guilherme

, Tecnologia

Na Grécia antiga, os médicos afirmavam que a respiração era um grande indicador sobre a saúde das pessoas. No entanto, somente milhares de anos depois pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel puderam comprovar que essa tese era verdade.

20161229124835_660_420Os cientistas israelenses desenvolveram um dispositivo, que lembra o “teste do bafômetro”, que utiliza nanopartículas para identificar 17 doenças diferentes, incluindo câncer de pulmão e doença de Parkinson, a partir de apenas uma única baforada.

A equipe testou amostras de mais de 1.400 pacientes e identificou 13 produtos químicos encontrados em oito tipos de câncer, Doença de Crohn, Mal de Parkinson, hipertensão pulmonar e outras doenças. Cada um desses compostos orgânicos voláteis, que estão presentes em quantidades variáveis, formam uma “impressão digital” para cada doença.

Os dados coletados são analisados por inteligência artificial, levando em conta a idade, sexo e outros fatores. Durante os testes, o sistema teve uma taxa de acerto de 86% nos diagnóstico realizados. Embora a máquina ainda não seja suficientemente precisa para os diagnósticos clínicos da vida real, ela éconsiderada promissora como um teste rápido e não invasivo que poderia detectar doenças em estágio inicial.

Fonte: Engadget

Deixe uma resposta