Dr. Google agora é revisado por médicos

Diferentes estudos realizados por dezenas de especialistas ao redor do mundo mostram que as pessoas tendem a pesquisar na internet sobre sintomas que estão sentindo, o que não é novidade para ninguém. Essas pesquisas sobre saúde e sintomas, batizada de Dr. Google, muitas vezes nã reflete a realidade da patologia ou dos problemas que o paciente tem e pode até mesmo confundir uma simples dor de cabeça com um tumor cerebral.

No entanto, partir de agora, ficará mais fácil identificar doenças por meio de pesquisas na internet. O Google anunciou na última  segunda-feira, 6, que a sua ferramenta de buscas no smartphone mostrará as possíveis doenças e informações relacionadas a elas quando os usuários buscarem por sintomas, e não mais somente blogs ou sites com, ou sem, embasamento especializado.

google-saudePor exemplo, se a pessoa pesquisar “dor no corpo”, o Google vai exibir cartelas, acima dos outros resultados da busca, com o nome da doença, uma breve explicação e os sintomas relacionados. No caso de “dor no corpo”, são listados resfriado, fibromialgia, artrite, gripe e fadiga.

Caso o usuário selecione uma das doenças, serão exibidas informações mais detalhadas, a ocorrência delas, além dos métodos de tratamento e os primeiros socorros.

A mudança na pesquisa, que é resultado de uma parceria entre a empresa e o Hospital Israelita Albert Einstein, foi feita por causa do volume de buscas relacionadas a saúde: uma em cada 20 são sobre doenças e 1% de todas as buscas gerais são sobre sintomas. Ao todo, foram compilados entre 150 e 200 sintomas, que apontam para cerca de 400 doenças ou condições.

 

Fonte: Olhar Digital

Deixe uma resposta