Checagem de notícias falsas do Google chega ao Brasil

Guilherme

, Tecnologia

O Google anunciou na última semana a chegada da função “Fact Check” ao Brasil. O recurso promete destacar informações verdadeiras publicadas em sites que aparecem nos resultados de busca e no “Google Notícias” para reduzir o risco de leitores caírem em notícias falsas. Para diferenciar os conteúdos, a tag “verificação de fatos” entrará em funcionamento ao lado do nome do site que publicou o conteúdo.

A novidade foi lançada em outubro do ano passado nos Estados Unidos e Reino Unido, e depois na França e na Alemanha. Atualmente, a checagem de notícias também chega ao México e Argentina. Em todos os países a multinacional do alfabeto estabeleceu parcerias com entidades que trabalham com fact checking. No País estão envolvidas a Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública.

Para fugir de notícias falsas, a companhia estabeleceu algumas regras que os publicadores de conteúdo devem seguir. Entre os critérios para ganhar a tag “verificação de fatos” está a necessidade da organização ser não partidária e oferecer ao leitor a capacidade de entender o que foi verificado e quais conclusões chegaram.

 

Deixe uma resposta