Hemocentro no RS vai se comunicar com doadores de sangue por mensagem em celular

, Tecnologia

Uma nova plataforma para envio de SMS para todos os doadores de sangue está sendo desenvolvida pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) e a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs). A novidade vai aperfeiçoar a comunicação com os doadores voluntários de sangue, utilizando como base de dados o Hemovida.

A ferramenta foi concebida inicialmente para agradecer a cada doador de sangue, que voluntariamente decide ajudar alguém que precisa de transfusão. A plataforma já foi finalizada e está na fase de testes.

A próxima etapa será enviar mensagens para avisar os homens, a cada dois meses, e as mulheres, a cada três meses, intervalo entre doações segundo o Ministério da Saúde, que já podem retornar ao Hemocentro para uma nova doação. A ferramenta permite ainda solicitar doação por tipo sanguíneo direcionando a campanha para tipos específicos, facilitando e agilizando a reposição do estoque.

“As mensagens permitem nos aproximar mais do doador, agradecer pelo ato de cidadania e solidariedade e informar da necessidade e prazos, colaborando para fidelização do doador”, explicou a presidente da Fepps, Neusa Kempfer.

O trabalho integra o projeto de atualização do uso das ferramentas de comunicação para captação de doadores de sangue desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e o Setor de Informática da Fepps, juntamente com o Setor de Captação de Doadores do Hemocentro.