Hospital da Unicamp cria aplicativo para transporte de pacientes

Guilherme

, Tecnologia

O Hospital das Clínicas da Unicamp desenvolveu um aplicativo para gerenciar e facilitar o serviço de escolta (transporte) de pacientes. A estimativa, divulgada pela instituição, é que o novo sistema gerencie mais de 4,5 mil viagens por mês para conduzir pacientes às salas de exames, cirurgia ou procedimentos ou reconduzi-los aos seus leitos.

O desenvolvimento do novo aplicativo de localização interna é fruto de uma parceria entre o Instituto Eldorado (que estuda novas tecnologias para a área da saúde), a Intel e o departamento de TI do hospital. A nova tecnologia está baseada no uso de beacons – dispositivos de baixo custo, utilizados para localização de objetos em ambientes fechados, que usam conexão Bluetooth para transmitir dados e celulares.

O sistema, que vem sendo testado há cerca de um ano, já apresenta resultados e, três meses após a utilização integral na instituição o tempo de transporte dos pacientes para os locais de procedimento foi reduzido. Outro impacto divulgado foi a redução no tempo de espera na fila de exames, agilizando a operação do hospital e reduzindo gargalos nas salas de espera.