Hospital de Lisboa investe em complexo voltado para áreas especializadas

Health-IT

, Sem categoria

A nova instituição de saúde do grupo HPP em Portugal, o Hospital dos Lusíadas, localizado em Lisboa, é uma instituição com infraestrutura moderna e tecnologia avançada dentro de um complexo integrado de saúde. “O hospital foi criado para ser um centro de referência nas áreas Materno Infantil, Cardiovascular e de Oncologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia”, afirma José Miguel Boquinhas, porta-voz da instituição.

A qualidade do corpo clínico  e  os equipamentos altamente tecnológicos acompanham um espaço com conceito arquitetônico humanizado. “Esses fatores são essenciais para o diferencial da instituição e qualidade dos serviços prestados”, diz o engenheiro do Hospital dos Lusíadas, Luís Vasconcelos.

A edificação de 30 mil m² projetada pelos arquitetos Wiegerink Architecten e José Vaz Pires, possui 160 leitos de internação, 60 consultórios médicos, oito salas de cirurgia, três salas de partos e UTI’s. A instituição possui capacidade para realizar 20 mil cirurgias ao ano.

A área Materno Infantil, do hospital, que engloba a pediatria, a obstetrícia, a neonatologia, assim como a ginecologia e a fertilização, disponibiliza serviços médico-cirúrgicos integrados para a mulher e criança. Já o espaço direcionado aos pacientes Cardiovasculares, possui diagnóstico e tratamento das  situações agudas e crônicas vasculares, sejam cardíacas, vasculares periféricas ou cérebro-vasculares. “Esta área responde ao crescimento do risco vascular provocado pelo aumento da idade média da população”, comenta Boquinhas.

No hospital, a Oncologia abrange todos os serviços como tratamento médico e cirúrgico, e recuperação de pacientes oncológicos nas diversas especialidades. “O crescimento da incidência da doença, a evolução dos meios de diagnóstico e tratamento e a necessidade de ambiente hospitalar diferenciado colocam esta área como essencial na afirmação deste projeto”, diz o engenheiro Vasconcelos.

A área de Ortopedia e Traumatologia dispõe de elevada especialização e equipes médicas experientes. Enquanto a unidade de Oftalmologia do Hospital dos Lusíadas tem como objetivo prestar cuidados de grande qualidade na procura constante da excelência.

As áreas de referência e as especialidades citadas são suportadas por  áreas  transversais comuns, nomeadas como Bloco Operatório, a Unidade de Cuidados Intensivos, o Internamento, a Imagiologia, a Medicina Nuclear, o Hospital de Dia Médico e a Farmácia Hospitalar. “Este modelo de organização, com áreas que prestam serviços as todas as especialidades médico-cirúrgicas com independências de coordenação e de gestão de meios disponíveis, é um importante fator distintivo deste projeto”, finaliza Vasconcelos.

Grupo forte

A HPP, que gere o Hospital dos Lusíadas, é um grupo de referência no setor da saúde em Portugal , fundado em 1998. As instituições da rede atuam focadas em qualidade, possibilitando uma oferta de serviços global e integrada, baseada em uma rede Ibérica, através de parceria  estratégica com o Grupo USP Hospitales, contando com mais de 40 unidades de saúde e 5.000 profissionais em Portugal e Espanha.

Em Portugal, o grupo possui seis hospitais: o Hospital dos Clérigos e Hospital da Boavista, em Porto; Hospital da Misericórdia, em Sangalhos; Hospital dos Lusíadas, em Lisboa; Hospital São Gonçalo de Lagos, em Lagos e o Hospital Santa Maria de Faro, em Faro.

Além disso, há um hospital em Regime de Parceria Público-Privada: Hospital de Cascais.

Deixe uma resposta