Hospital Mãe de Deus confirma referência para cobertura do UFC em Porto Alegre

Health-IT

, Sem categoria

Consolidando a experiência vivida durante a Copa do Mundo no ano passado, o Hospital Mãe de Deus acaba de firmar parceria para cobertura de mais um evento esportivo de alcance mundial. Desta vez, a instituição será o hospital referência para a disputa do UFC FS1#26 em Porto Alegre, no próximo dia 22/2. Respondendo a todas as exigências da organização do evento, o acordo prevê a disponibilização de equipe médica no Ginásio Gigantinho, local das lutas, serviço de telemedicina, além de estrutura completa para receber as eventuais demandas dos 24 atletas da competição.

O esquema de atendimento é semelhante ao que foi aplicado na Copa. O hospital terá um planejamento especial de fluxo, envolvendo diferentes setores do complexo, como a Emergência, Traumatologia, Radiologia, Neurologia, Bloco Cirúrgico e a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Também contará com a participação de equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros especialistas. Dentro do ginásio, cerca de 15 profissionais estarão apostos para atendimento imediato. No local, haverá um ambulatório de urgência devidamente equipado e três ambulâncias para eventual deslocamento dos atletas (lutadores) até o hospital, sendo duas delas do tipo UTI móvel. Os veículos serão operados pela empresa Transul, parceira do HMD na cobertura do torneio.

Considerada um dos principais destaques na estrutura para cobertura do torneio, uma estação de telemedicina irá conectar o ambulatório do ginásio à equipe multidisciplinar do hospital. Em casos de urgência, a tecnologia permitirá consultoria remota  entre médicos de diferentes especialidades.  O recurso conta com ferramenta de telemetria, sendo possível, por exemplo, transmitir os sinais vitais do paciente em tempo real para a sala de emergência do Hospital Mãe de Deus.  O acesso ocorre também via Web por tablets, smartphones ou outras plataformas móveis (mobile). “Será uma conexão direta com os profissionais do Sistema de Saúde Mãe de Deus. Ou seja, teremos os mais diversos especialistas à nossa disposição. Trata-se de uma inovação aplicada ano passado durante os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre e que, a partir dessa experiência, poderá ser adotado nas próximas edições do campeonato mundial”, comenta o coordenador do Programa Telemedicina SSMD, Dr. Luciano Eifler.

O convite para o Hospital Mãe de Deus ser referência na cobertura do UFC foi realizado pelo Coordenador Médico do UFC em Porto Alegre, Dr. Fábio Krebs, que avaliou positivamente a experiência da instituição vivida na Copa do Mundo. “O hospital está preparado para prestar este tipo de atendimento. Sua excelência de estrutura e equipe foi comprovada durante a Copa no ano passado, obtendo elogios de delegações e organizadores. Temos certeza de que esse sucesso será repetido”.

Na programação do UFC em Porto Alegre, o Hospital Mãe de Deus também irá participar dos exames médicos prévios e da pesagem dos atletas, que ocorrerão no dia 21/2 no hotel e no Gigantinho. No total, serão realizadas na edição gaúcha do UFC 12 combates.