Hospital no Maranhão lança aplicativo sobre nutrição parenteral

, Tecnologia

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) deu um passo importante para a melhoria dos processos de trabalho que envolvem a Nutrição Parenteral. Trata-se do lançamento do Sistema de Nutrição Parenteral, iniciativa que contribuirá para a eficiência e segurança do processo assistencial.

A Nutrição Parenteral é basicamente uma solução ou emulsão preparada para suprir as necessidades de nutrientes do organismo. É utilizada quando o paciente não pode se alimentar normalmente, sendo administrada pela veia. Essas soluções são manipuladas e produzidas pelo Setor de Farmácia com base em cada prescrição médica.

Visando a melhoria e o aumento da segurança nesse processo, em 2015, o Setor de Farmácia em parceria com o Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação iniciaram o projeto de criação do Sistema de Nutrição Parenteral. De acordo com um dos idealizadores, o farmacêutico Álvaro Bezerra, o projeto surgiu depois da constatação de que o cálculo das dosagens de cada componente da fórmula e outras atividades manuais demandavam muito tempo e aumentavam a possibilidade de equívocos.

A chefe do Setor de Farmácia, Iara Nogueira, destacou que a ferramenta surge para informatizar todo o processo possibilitando a prescrição diretamente no sistema que, após a inserção dos dados do paciente, calcula as dosagens automaticamente e direciona em seguida para a farmácia onde será feita a manipulação, otimizando tempo e anulando o risco de erros de interpretação.

Segundo o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação, Anilton Maia, o sistema possui uma interface amigável e intuitiva, podendo rodar em várias plataformas como: tablet, smartphone e computador; tudo para facilitar ainda mais o acesso do profissional ao sistema. Destacando que o mesmo vem somar ao Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU), que não contempla a Nutrição Parenteral.

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, realizações como essa reafirmam o compromisso do Hospital com a inovação dos processos assistenciais para a melhoria da qualidade no atendimento, garantindo maior segurança do serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).