InterSystems ingressa em aliança global com foco em medicina genômica

Health-IT

, Sem categoria
moinhos de vento

Imagem: Divulgação

A Intersystems ingressou recentemente na Global Alliance For Genomics and Health (GA4GH), uma associação sem fins lucrativos formada por 148 das maiores instituições globais de pesquisa biomédica, provedoras de serviços de saúde, empresas de tecnologia da informação e ciências biológicas, financiadores de pesquisas e entidades jurídicas ligadas a doenças e pacientes. A Global Alliance For Genomics and Health tem como foco auxiliar na aceleração do potencial da medicina genômica com o objetivo de proporcionar avanços à saúde humana.

 Como participante do GA4GH a InterSystems contribuirá com seu profundo conhecimento em gerenciamento avançado de dados, análises, integração e tecnologias de informática para saúde, incluindo décadas de experiência provendo padrões seguros baseados na troca de informações de saúde em nível local, regional e internacional.

 Os avanços tecnológicos têm conduzido uma coleta em larga escala de informações de sequencias genômicas e resultados clínicos, com grande promessa para a medicina. Nos últimos anos, o custo do sequenciamento de genomas caiu um milhão de vezes, enquanto mais e mais pessoas estão optando por tornar disponíveis informações genéticas e clínicas para uso científico, clínico e pessoal. Entretanto, interpretar esses dados exige uma base de evidências para biomedicina que é maior do que qualquer outra área pode desenvolver sozinha, além de exigir os mais altos padrões de ética e privacidade.

 A partir de um encontro inicial realizado em janeiro de 2013, cerca de 70 organizações mostraram-se dispostas a formar uma aliança global para abordar os desafios do compartilhamento referente a informações clínicas e genômicas, concordando em desenvolver e promover padrões internacionais, técnicos e regulatórios, que tornassem possível o compartilhamento e interpretação dessa riqueza de informações de maneira efetiva, responsável e segura. Desde então, a soma dos esforços dobrou o número de participantes e continuou a agregar mais organizações globais especializadas, provenientes de uma vasta gama de setores fundamentais para a causa, a fim de colaborarem no desenvolvimento de soluções. Atualmente, o GA4GH conta com 148 parceiros, todos oferecendo visões e expertises importantes, além de estarem reunindo seus recursos intelectuais para desenvolver e padronizar as abordagens ligadas ao compartilhamento de dados.

 “A enorme quantidade de conhecimento sobre o genoma humano, combinado com o surgimento dos Prontuários Eletrônicos dos Pacientes (PEP), estão criando um volume de informações sem precedentes. O desafio agora é encontrar uma maneira de capturar, compartilhar, interpretar e agir sobre esses dados para melhorar o setor da saúde”, diz Paul Grabscheid, vice-presidente de Estratégias da InterSystems. “Por meio do trabalho realizado com as organizações de saúde mais inovadoras do mundo, compreendemos a importância estratégica da interoperabilidade para resolver esses desafios e para permitir avanços no setor. Estamos ansiosos para contribuir com este importante esforço, de redefinir o panorama da saúde com base em informações genômicas”.

 Sobre a GA4GH

 A Global Alliance For Genomics and Health é uma aliança internacional sem fins lucrativos, formada para auxiliar na aceleração do potencial da medicina genômica, com o objetivo de avançar a saúde humana. Reunindo 148 instituições líderes no segmento da saúde, pesquisas, defesa jurídica de pacientes, ciências biológicas e da TI, os parceiros da Aliança Global trabalham juntos para criar um quadro em comum de regras e abordagens padronizadas, a fim de permitir o compartilhamento responsável, voluntário e seguro das informações clínicas e genômicas.

Deixe uma resposta