Lentes de contato com biossensores é discutido pelo Google e FDA

Health-IT

, Sem categoria

A Google Inc. enviou funcionários que pertencem a um grupo pesquisas secretas, Google X, para reunir-se com reguladores da Administração de Alimentos e Drogas (FDA), agência que supervisionam dispositivos médicos. O encontro, em Silver Spring, Maryland, sede da agência, aumentou os rumores relacionados à criação de um novo produto que poderia utilizar biosensores da mesma unidade que desenvolveu os óculos informatizados, o Google Glass.

De acordo com o calendário público da agência, os funcionários da Google se reuniram com funcionários da FDA que regulam dispositivos para olhos e diagnósticos de condições cardíacas. Na reunião, que envolveu pelo menos quatro funcionários da Google, foram realizaram pesquisas sobre sensores, incluindo lentes de contato que ajudam os portadores a monitorar dados biológicos.

À medida que a tecnologia e a medicina se unem para oferecer maior controle aos usuários, inovações como os desenvolvedores de aplicativos de saúde para dispositivos móveis e as companhias de análise de DNA atravessam dificuldades para cumprir exigências da fiscalização federal. Em novembro, a FDA ordenou à 23andMe Inc. — empresa financiada pela Google –, que detivesse as vendas do seu teste pessoal de genes, dizendo que não tinha obtido aprovação da agência.

A Google, que está se expandindo para além do seu negócio principal — os motores de busca –, investe em projetos a longo prazo em seu laboratório X. São projetos que poderiam levar oportunidades ao mercado, como os dispositivos Glass, carros sem motorista e balões de alta altitude que fornecem serviços de Internet sem fio.