Mater Dei investe em medicina de precisão para tratamento do câncer

Health-IT

, Sem categoria

 

A incidência de câncer vem aumentando, expressivamente, nos últimos 50 anos. É o que apontam dados brasileiros e mundiais. Dentre os motivos dessa elevação nos casos da doença estão o envelhecimento da população, a subsequente mutação celular causada por esse envelhecimento e o aumento de diagnósticos, devido à realização de maior número de exames de rastreamento como mamografias e dosagem de PSA, no câncer de mama e próstata, respectivamente. . O Instituto Nacional de Câncer – Inca revela que nos últimos 19 anos houve um aumento de 220% em termos absolutos e cerca de 260% em termos relativos. Em 2015 estima-se 576 mil novos casos para cerca de 205 milhões de brasileiros (283 casos para cada 100 mil habitantes).

O coordenador do Serviço de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde, Enaldo Lima, afirma que “o câncer é uma doença complexa que envolve mais de 100 tipos diferentes de tumores malignos e cerca de 800 subtipos patológicos e moleculares reconhecidos. Daí se vê o enorme desafio para o tratamento da doença”.

Se de um lado, os casos de câncer aumentam a cada dia, de outro há um alento: o avanço da medicina para tratamentos mais precisos da doença é significativo. “As melhorias das técnicas de diagnóstico e tratamento do câncer, desde a década de 1970 até os dias atuais, elevaram as taxas de cura e sobrevida de pacientes com câncer em cerca de 50% no Brasil. Há uma evolução contínua também na definição de novas estratégias de tratamento dirigidas para cada tipo de paciente”, explica o médico.

Trata-se da chamada Medicina de Precisão “individualizada” que pode ser encontrada no Hospital Mater Dei. De acordo com Enaldo Lima, ela “adequa o tratamento médico às características individuais do paciente e a modificação da abordagem baseada em características gerais para características moleculares e genéticas daquele tumor individual”. Tudo isso para melhorar os resultados no tratamento, reduzir toxicidade e aumentar a eficiência do custo. “É uma evolução que coloca o paciente no centro do tratamento e permite ao médico aperfeiçoar o tratamento da doença. Uma evolução em biologia molecular que fez surgir vários tratamentos específicos, incluindo anticorpos monoclonais e inibidores de pequenas moléculas”, conta Enaldo. De acordo com ele, a medicina de precisão promete extinguir os tratamentos em grande número de casos tóxicos, de alto custo e desnecesários para os pacientes em todo o Brasil.

Oncologia

O Serviço de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde conta com uma estrutura completa, incluindo as áreas de Oncologia Pediátrica, Hematologia, Clínica de Dor e equipamentos de Radioterapia (sendo inclusive o pioneiro na técnica de radioterapia intra-operatória em Minas Gerais) de última geração e as inovações, como a Onco-Hematologia, a Cardio-Oncologia, um ambulatório de Onco-genética, a integração multidisciplinar com todos os serviços correlatos na Rede, a Nutrição oncológica, o Check-Up Oncológico e a formação de especialistas por meio da especialização em Cancerologia Clínica. O resultado é a excelência clínica, traduzida em uma sobrevida e tempo livre de doença maior que o esperado na literatura, conforme rígido controle de resultados.

“No Mater Dei, o paciente oncológico tem acesso a exames em equipamentos de ponta como ressonância 3 tesla, tomografia de 128 canais e um único local para fazer os exames necessários como de Raio-X, laboratório, dentre outros. Além de contar com uma radioterapia de excelência no Brasil, inclusive intra-operatória que é realizada durante o procedimento cirúrgico do paciente. Nosso Centro de Oncologia integrado conta com médicos de referência e uma estrutura hospitalar que permite ao cliente diagnóstico, tratamento e acompanhamento posterior. E, somado a isso, o apoio de equipes de enfermagem, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia que, há muitos anos, têm propiciado uma atenção humanizada e customizada a cada paciente”, afirma o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador.

Atualmente, o Hospital Mater Dei é um dos poucos no Brasil que disponibiliza esses serviços e realiza sofisticados tratamentos de bioquimioterapia, com equipe multidisciplinar treinada. O ambulatório de Cardio-oncologia atende com mais segurança os pacientes que fazem uso de fármacos potencialmente cardiotóxicos. O setor de diagnóstico por imagem do Hospital reúne múltiplos diferenciais na busca pela excelência no atendimento e melhores resultados no tratamento do câncer. A tomografia computadorizada é um dos maiores avanços em termos de medicina diagnóstica. O equipamento alia excelente resolução espacial e temporal à redução efetiva e significativa na dose de radiação do exame. A ressonância magnética de 3 Teslas possui tecnologia avançada com abertura ampla e mais silencioso que garante um aumento expressivo da qualidade de resolução das imagens, que significa clareza nos detalhes anatômicos e um diagnóstico ainda mais preciso. Tudo em um ambiente humanizado que proporciona conforto ao paciente. Mas, a grande inovação, chamado de “divisor de águas” no diagnóstico e monitoramento de tratamentos oncológicos, é o PET-CT. O aparelho possui avançados programas de baixa exposição de dose de radiação para o paciente e melhor controle de captação de lesões disponíveis, no mercado atual. Uma tecnologia que permite detectar lesões e pequenos tumores que só seriam observados em técnicas separadamente. Com o PET também é possível monitorar a efetividade dos tratamentos oncológicos como quimioterapia e radioterapia. Os serviços de imagem funcionam no Centro de Diagnósticos Avançados do Mater Dei Contorno, evitando a locomoção do paciente e garantindo a maior segurança possível.

Nos próximos meses, o Serviço de Oncologia entrará em funcionamento no Mater Dei Contorno e contará com uma ampla estrutura física com oito consultórios e 54 quartos individuais para infusão quimioterápica, com espaço exclusivo dedicado à Oncologia Pediátrica. As instalações oferecidas foram planejadas dentro de padrões mundiais de referência de praticidade e conforto, com garantia de segurança para o atendimento e tratamento oncológico. Para ampliar o atendimento, no segundo semestre, em breve será inaugurada, no Mater Dei Contorno, a Unidade de Transplante de Medula Óssea, que está em fase final de construção.

No cenário de prevenção do câncer, o Mater Dei disponibiliza aos clientes o Check-up Oncológico, que consiste em um conjunto de avaliações e teste de rastreamentos periódicos, criteriosamente aplicados, com o objetivo de detectar ou estratificar o risco de determinadas doenças antes do aparecimento dos seus sintomas. O Check-up visa, principalmente, rastrear alguns tipos de câncer, como o de mama, pulmão, pele, cavidade oral, próstata, colo de útero e intestino.

Além de todo investimento em equipamentos, os cumprimentos das normas e regulações federais estabelecidas na área de oncologia são superadas pela equipe do Hospital. A estrutura, o atendimento individualizado e a dedicação da equipe fazem com que o tempo médio de início de tratamento, após o diagnóstico, seja de cinco dias, contra os 60 dias estabelecidos pelo Governo Federal, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.