Nokia lança projeto de Blockchain para a saúde

Guilherme

, Tecnologia

A multinacional finlandesa, Nokia, anunciou um projeto piloto Blockchain que desenvolverá novas maneiras de armazenar dados do setor de saúde.

Em um comunicado realizado para a imprensa, a mulinacional declarou que o projeto foi iniciado com a colaboração da OP Financial Group. Uma centena de participantes optou por apostar neste projeto que visa testar como eles poderiam armazenar e compartilhar seus dados de saúde, e ao mesmo tempo, contar com privacidade em torno dessa informações através da tecnologia Blockchain.

De acordo com o comunicado emitido pela Nokia, embora o valor dos dados de saúde conectados sejam amplamente reconhecido, sabe-se o potencial total, que geralmente não é aproveitado devido a autenticidade, disponibilidade e questões de privacidade. “A confiança é um requisito vital para os dados de saúde para proporcionar o maior benefício para indivíduos, famílias e nossa sociedade global”.

A iniciativa faz uso de dispositivos portáteis para seguir as etapas diárias e horas de sono, armazenando esses dados em uma cadeia de blocos. Após esse processo, os resultados são comparados com os objetivos do estado físico dos usuários destes dispositivos que se encontram ou estão em direção a esses objetivos receberão pontos de fidelidade, de acordo com a sua atuação no programa piloto.

Otimista com o projeto de blockchain, a Nokia acredita que o programa auxiliará no desenvolvimento de ideias que possam auxiliar na solução de problemas de saúde em escala global, desde que os usuários passem a confiar no sistema que estão utilizando. Segundo o chefe de laboratório da OP Financial, Kristian Luoma, o programa piloto é um exemplo de como a tcnologia de blockchain pode ser aplicada aos programas de saúde, especialmente para procedimentos que exigem grande garantia de integridade das informações.