Novo aplicativo é capaz de fazer acompanhamento nutricional completo do paciente

, Tecnologia

A tecnologia vem sendo grande aliada no processo de emagrecimento de muitas pessoas. De acordo com pesquisa americana feita pela Universidade NorthShore, por exemplo, os obesos que utilizaram aplicativos conseguem chegar a 3,9 kg a menos em apenas um mês.

Pensando nisso, o Spa & Clínica L. Oppermann desenvolveu o aplicativo OpperLife, projetado especificamente para levar o que há de melhor e mais inovador em tecnologia, nutrição e medicina preventiva diretamente às mãos de quem se interessa em viver de forma saudável.

Por meio de uma interface prática e clean, o app ajuda a manter e fortalecer o vínculo entre pacientes, dietas e profissionais por meio do acesso rápido e constante a informações como plano alimentar, cardápios e receitas, listas de substituição de alimentos e dados de avaliações físicas, além do contato direto com o especialista a qualquer hora por meio de mensagens, chat instantâneo e notas compartilhadas.

“Além de cumprirmos o papel de uma clínica médica, nós buscamos fornecer todo o auxílio necessário para que nossos pacientes vivam efetivamente melhor”, afirma a Dra. Liliane Oppermann, médica ortomolecular e nutróloga idealizadora da clínica que leva seu nome. E nada mais coerente do que aproveitarmos o avanço tecnológico para aproximar ainda mais essa relação.

Agilidade e adaptação
A possibilidade de acompanhar a rotina alimentar do paciente de forma diária e em tempo real torna o processo mais dinâmico para ambas as partes, e facilita a identificação de soluções realistas de acordo com os gostos de cada um, garantindo uma reeducação alimentar com máxima eficácia.

O contato direto elimina o “ruído” gerado pelas múltiplas conversações paralelas características dos serviços mais populares de comunicação virtual, e mensagens de incentivo e recompensas lúdicas garantem a motivação.

Os benefícios do OpperLife não são restritos a quem esteja ativamente envolvido em algum tratamento ou processo de reeducação: o público em geral também pode baixar o aplicativo nas principais plataformas celulares e contar com acesso liberado às áreas de receitas e ao blog da clínica, que traz sempre novidades relativas a temas como verdades e mitos da alimentação, dicas de dietas e curiosidades médicas e científicas.

Independentemente das facilidades, contudo, a especialista se apressa em lembrar que o app não substitui em nenhum aspecto as consultas e avaliações presenciais. “A ideia é que o aplicativo funcione justamente como um complemento e acessório nessa relação, bem como um atrativo a mais para quem está começando a pensar mais sério na alimentação”, ressalta Liliane.

Lista de funções
Receitas – instruções de preparo para lanches e refeições saborosas e saudáveis, com atualizações periódicas e possibilidade de contribuições do usuário.

Plano Alimentar – detalhamento das refeições sugeridas pelo nutricionista, com especificação de quantidades, variações possíveis e a opção de ativar ou desativar alarmes para os horários marcados.

Lista de Substituição- correlação entre as quantidades de calorias e nutrientes de porções equivalentes de alimentos organizados de acordo com os Grupos Alimentares da Pirâmide Alimentar Brasileira.

Avaliação Antropométrica – histórico e dados da evolução do paciente com base na análise das suas variações físicas e composição corporal global.

Calendário – o dia a dia da dieta. O paciente pode adicionar notas relativas a refeições puladas ou substituições de alimentos, que podem ser acessadas a qualquer momento pelo profissional, possibilitando um acompanhamento minucioso e sem lapsos temporais do processo.

Mensagens – a linha direta entre o profissional (e a clínica) e o paciente, com informações relevantes, lembretes e mensagens de incentivo apropriadas a cada estágio do tratamento.

Informações complementares – espaço para anotações extras do especialista e do paciente relativos a aspectos específicos e personalizados da dieta.

Nutricionista – a via inversa das Mensagens: por aqui, o paciente entra em contato a qualquer momento com o profissional por meio de chat direto ou pelas informações de contato disponíveis como e-mail e número de telefone.