Radioterapia do Hospital Ana Nery (RS) inicia obras

Health-IT

, Sem categoria

Em 2012, o governo federal anunciou a ampliação dos serviços de radioterapia em 80 hospitais no país que atendem pelo Sistema Único de Saúde. O Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul (RS), foi uma das instituições beneficiadas e receberá um investimento de R$ 7 milhões, integralmente custeado pelo Ministério da Saúde. O recurso contempla a aquisição de um novo aparelho e a construção do prédio para abrigá-lo (chamado Bunker). Com a obra concluída, a instituição poderá dobrar o número de atendimentos.

Para viabilizar esse investimento, o Ana Nery adquiriu um terreno ao lado do Centro de Oncologia Integrado, na Rua Amapá. O local já recebeu terraplanagem, canalização e está pronto para o início da construção que deve acontecer em meados de março e ser concluída até o fim do ano.

De acordo com o diretor executivo do Ana Nery, Lídio Rauber, a empresa que fará a construção foi contratada diretamente pelo Ministério da Saúde e o equipamento de radioterapia será um modelo com tecnologia de ponta. “Em 2014, atendemos em média 116 pacientes por mês para radioterapia e, com essa ampliação, poderemos duplicar esse número beneficiando mais pacientes oncológicos da região”, explica.

Nessa obra, também está incluída a ampliação da subestação de energia do hospital, através da instalação de dois transformadores de 150 quilovoltamperes (KVA) cada para atender a demanda do novo acelerador linear, que é o equipamento usado para o tratamento de radioterapia. Segundo Rauber, esse reforço é necessário para suprir a demanda de energia que será usada para operar o novo aparelho.

Deixe uma resposta