TOTVS apresenta Carol, seu novo sistema de AI

Guilherme

, Tecnologia

Na última terça-feira (13) a TOTVS, provedora de soluções de negócios baseadas em TI para empresas, reuniu jornalistas em sua nova sede, localizada na capital paulista, para falar sobre transformação digital e apresentar sua nova plataforma de inteligência artificial (AI) batizada como Carol.

Laércio Consentino: CEO da TOTVS

O novo sistema de AI marca o início de uma nova era de inovação na empresa e pretende aprimorar a propriedade dos dados nas organizações e ampliar a capacidade de análise e velocidade na tomada de decisões diante de um volume crescente de informações. Além “Carol”, atuará como uma assistente virtual, respondendo perguntas e oferecendo insights de negócios.

O próximo passo, segundo a empresa, será utilizar o engine de Machine Learning para levar insights de negócios. dessa forma, os empresários poderão entender como eles estão se saindo no seu segmento em comparação aos concorrentes da região, qual a previsão de vendas baseada em eventos externos, como clima e feriados, e até planejar uma expansão. “O contexto da plataforma está nas soluções segmentadas, ajudando as empresas de diferentes portes e setores a lidarem mais facilmente com as principais dores do setor. Não acreditamos em soluções genéricas. Por isso, temos cientistas de dados atuando juntamente a cada um dos segmentos da TOTVS com objetivo de desenvolver soluções verticalizadas powered by Carol e, assim, resolver os problemas de cada setor e aumentar a capacidade dos nossos clientes”, reforça o CEO da TOTVS, Laércio Cosentino.

Transformação Digital

Cada vez mais, a tecnologia vem ditando uma nova maneira de se fazer negócios, desbancando indústrias antigas e mudando setores inteiros de mercado, esse movimento é a transformação digital, que atinge todas as empresas em todos os setores. Para Cosentino, o que motivou essa revolução, impulsionada pela tecnologia, foi antes de tudo o desejo das pessoas de compartilharem informações de forma colaborativa e conectada.

“A sociedade decidiu se conectar e esse comportamento mudou como as pessoas passaram a consumir serviços e produtos, com a possibilidade de fazer isso de qualquer lugar, em qualquer hora. Esse movimento foi o gatilho para o mercado corporativo, que, agora, precisa se adaptar e não pode mais focar só no seu core business, mas também na decisão sobre qual tecnologia vai entregar o seu produto ou serviço”, destaca o CEO.

Durante o anúncio para a imprensa, o executivo comunicou que empresa vive um novo momento estratégico em sua história, impulsionada pelas mudanças de comportamento da sociedade, e estruturou a sua transformação digital em uma jornada de quatro anos, iniciada em 2015, dividida em três pilares: cultura e ambiente; processos e atendimento e oferta e portfólio.

Além dos anúncios, a TOTVS também apresentou sua nova sede, que ocupa uma área total de 62 mil metros quadrados, 121 salas de reunião, 5.3 mil metros quadrados de telhado verde, sistemas de reaproveitamento de água e captação de energia solar.