Watson vai ajudar a encontrar mutações genéticas ligadas ao câncer

Guilherme

, Tecnologia

Na última segunda-feira, 9, a empresa de sequenciamento genético Ilumia anunciou uma parceria com a IBM para aplicar a inteligência artificial dentro do segmento.

De acordo com o comunicado divulgado, o Watson, sistema de computação cognitiva desenvolvido pela IBM, começará a analisar o sequenciamento genético de tumores em pacientes para detectar mutações, analisar relatórios de oncologistas e encontrar mais informações sobre as anomalias genéticas dentro dessa especialidade.

“Estamos em parceria com o IBM Watson para alavancar algoritmos de aprendizagem profunda e algoritmos de aprendizagem cognitiva, para que seja possível, em minutos, fornecer bons relatórios aos oncologistas”, explica o CEO da Illumina, Francis de Souza. A ideia é usar o software em hospitais e centros de apoio aos pacientes.

Outras empresas, como a Guardant Health, uma organização que faz exames de sangue que testam mutações tumorais, chamados de “biópsias líquidas”, também está usando o conceito de inteligência aritificial para identificar mutações no sangue.

Fonte: BusinessInsider

Deixe uma resposta