Wolters Kluwer lança 25° especialidade de anestesiologia

Guilherme

, Mercado

Em 1992, o Dr. Burton “Bud” Rose, renomado nefrologista e autor de livros de medicina, criou no porão de sua casa o UpToDate. Inicialmente, o foco era em doenças nefrológicas e a ferramenta era acessada via floppy disk. Com o tempo, o UpToDate foi crescendo até tornar-se um dos mais confiáveis e indispensáveis recursos clínicos, sendo usado por médicos do mundo todo para diagnosticar e curar pacientes. Para Denise Basow, MD, Presidente e CEO da Clinical Effectiveness da Wolters Kluwer, Dr. Bud Rose foi genial ao afirmar: “em vez de registrarmos doenças particulares, vamos escrever sobre as principais dúvidas dos médicos, aplicar a melhor evidência para responder às questões propostas, e então fazer recomendações específicas”. Dra. Denise acrescenta: “Hoje, estamos transformando mais de 300 mil decisões médicas todos os dias em mais de 180 países”.

A especialidade da anestesiologia

Em paralelo ao 25º aniversário, o UpToDate introduz a 25ª especialidade, a anestesiologia, que cobre os tópicos de anestesia relacionados aos procedimentos cirúrgicos e outras intervenções, controle da dor, evitar opióides, transfusão de sangue e momentos críticos no pós-operatório. Liderada pelas editoras-chefes, Roberta Hines, MD; Stephanie B. Jones, MD; e Lena S. Sun, MD, os tópicos da especialidade foram escritos pra auxiliar anestesistas e enfermeiras a encontrarem a melhor evidência para administrar cuidados pré-operatórios em pacientes complexos que estão passando procedimentos comuns ou incomuns, incluindo consultas pré-operatórias, gerenciamento de anestesias intra-operatórias, cuidados intensivos no pós-operatório e otimizar o controle da dor. A nova especialidade também é um recurso vital para práticas médicas gerais, bem como para outros especialistas, como os cirurgiões, que rotineiramente cuidam dos pacientes junto dos anestesistas.

As especialidades e o conteúdo baseado em evidência são escritos, editados e revisados por 190 renomados especialistas em anestesiologia do mundo inteiro. Com 271 tópicos associados à especialidade, o UpToDate fornece uma abrangente cobertura complementada com 897 gráficos e 96 recomendações classificadas que reforçam as orientações e a qualidade das suas evidências estruturadas. Além disso, 19 tópicos de educação para pacientes oferecem uma orientação médica, que pode ser compartilhada com os pacientes. Os conteúdos das especialidades continuarão sendo acrescidos ao longo dos anos.

Aprimoramento contínuo

Ao longo dos 25 anos, o UpToDate cresceu para abranger mais de 10,5 mil tópicos médicos em 25 diferentes especialidades. A competência médica de mais de 6,5 mil autores médicos, editores e revisores por pares de 53 países aplicada em seus profundos conhecimentos de domínios clínicos avaliam as literaturas médicas disponíveis para produzir conteúdo original de uma forma sucinta, com um formato pesquisável que pode ser rapidamente e facilmente acessada no local do atendimento. Recentemente novas funcionalidades que ajudam a aumentar a produtividade e diminuir o tempo de respostas às principais dúvidas clínicas no atendimento foram incorporadas. Os recursos de marcadores, histórico e itens mais visualizados estão disponíveis a partir de qualquer dispositivo ou plataforma nas quais a ferramenta de apoio à decisão é acessada. Ou seja, se um usuário marcar um tópico ao usar o UpToDate em um computador desktop, o marcador aparecerá automaticamente quando fizer o login via smartphone ou tablet.

Hoje, mais de 1.3 milhões de médicos, em 187 países, consultam o site e aplicativos do UpToDate, com mais de 32 milhões visualizações nos tópicos por mês. De acordo com dados de pesquisas feitas pela Wolters Kluwer, em 2016, os tópicos do UpToDate foram visualizados 6 milhões de vezes no Brasil e 95% dos médicos disseram que o recurso permite que eles encontrem respostas a maioria de suas dúvidas. Além disso, 92% dos usuários brasileiros consideram o UpToDate fundamental para sua prática médica.

Atualmente a assistência na saúde esbarra no fato dos profissionais desempenharem muitas tarefas e assumirem concomitantemente diversas responsabilidades enquanto cuidam de um determinado paciente, tornando mais valioso cada segundo de seu dia a dia. Alguns estudos enfatizam que, para cada hora de atendimento direto ao paciente, outras duas são necessárias em frente ao computador para desempenhar essas atividades, sejam elas burocráticas ou relacionadas a pesquisas. “Faz-se cada vez mais necessário oferecer aos profissionais da saúde conteúdo de qualidade e com agilidade, o que inclui facilitar o acesso à informação e reduzir a quantidade de textos científicos que devem ser lidos para atualização. E isso, de fato, pode ser feito melhorando a experiência de navegação e permitindo que os provedores de cuidados acessem de maneira fácil, sem esforço e sem barreiras, as informações que necessitam. Ou seja, que o caminho a seguir esteja representado visualmente, de uma maneira estimulante e de fácil interação, o que sem dúvida reflete em economia de tempo e aumento de produtividade”, finaliza Dra Denise.

Deixe uma resposta